Caro(a) Estudante, organizamos este espaço para que você possa ter acesso mais rápido a algumas questões em relação ao processo de renovação do programa UNIEDU. 

1 – Como faço para realizar inscrição para bolsas do Uniedu?

Resposta: Considerando a aprovação das leis relativas aos novos programas de assistência financeira estudantil do Estado, o UNIEDU não abrirá cadastro para novas solicitações de bolsa. Conforme a legislação, somente alguns tipos de bolsa poderão ser renovadas no Programa Uniedu.



2 – Quais são os tipos de bolsa que poderão ser renovadas no Uniedu?

Resposta: Conforme Decreto 450/2024 e Decreto 451/2024 às bolsas UNIEDU com possibilidade de renovação são: Art. 170 Estudo, Art. 170 Pesquisa, Art. 171 Estudo, Art. 171 Licenciatura e Art.171 Pesquisa e Extensão.



3 – No semestre passado eu estava na última fase do Programa Uniedu com um dos tipos de bolsa relacionadas acima, mas não conclui meu curso, e não consegui realizar a renovação, o que ocorreu?

Resposta: Estudantes que estavam com a informação da última fase no semestre passado, não possuem o direito de renovação. Lembrando que a informação da fase é inserida no sistema pelo estudante no momento de sua inscrição, ao receber a bolsa o sistema grava essa informação e vai atualizando a cada semestre, até o semestre de conclusão do curso cadastrado pela instituição.



4 – Ao realizar a renovação, o meu Índice de Carência (IC) vai modificar?

Resposta: Sim, irá atualizar de acordo com as alterações realizadas durante o processo de renovação quando o estudante atualizar o cadastro.



5 - Ao renovar a bolsa por quanto tempo terei este benefício?

Resposta: O estudante que renovar a bolsa, de acordo com a nova legislação terá a possibilidade de renovação até o final do curso.Importante, o sistema identifica o final do curso mediante ao que está informado na fase informada no cadastro no momento da concessão da bolsa.



6 – Como é calculado o IC e onde encontro essa informação?

Resposta: O Índice de Carência - IC é calculado, automaticamente, pelo Sistema UNIEDU de acordo com as informações e documentos que o estudante insere ao preencher o recadastro UNIEDU. O seu IC ficará registrado na parte superior direita do seu cadastro, quando finalizado. O IC do Uniedu é calculado de acordo com legislação Portaria N/1652 de 24/08/2020.



 7 – Renovando a minha bolsa Uniedu, terei que desenvolver algum trabalho fora do meu horário do meu curso de graduação?

Resposta: Isso irá depender do tipo de bolsa UNIEDU que você foi beneficiado(a). As bolsas ativas que exigem trabalhos extracurriculares são: Art. 170 Estudo, Art. 170 Pesquisa, e Art.171 Pesquisa e Extensão.



8- Recebi mensagem sobre a confirmação da renovação da minha bolsa, o que devo fazer?

Resposta: Seguindo as orientações da mensagem que você recebeu no e-mail cadastrado, deverá entrar "Sistema UNIEDU - Perfil do Aluno", ir ao menu "Aceite CAFE" e com sua senha e CPF realizar a leitura do Contrato de Assistência Estudantil. Aceitando as clausulas do contrato, confirme, e automaticamente a assinatura é realizada. Após, acesse Recibo Mensal e confirme os recibos devidos.



9 – Como faço para saber que tipo de atividade extracurricular devo realizar?

Resposta: A equipe de sua Instituição que deverá orientar qual a atividade extracurricular que você deverá desenvolver, assim procure sua IES e solicite esse esclarecimento.



10 – Estou realizando minha renovação, e ao informar meu CPF e senha o sistema informa; “CPF não cadastrado”, o que ocorre?

Resposta: Você pode estar usando a senha incorreta.



11 – Como faço para solicitar nova senha?

Resposta: Para receber a senha novamente, acesse http://bolsasuniedu.sed.sc.gov.br/ , entre no menu “Alterar Cadastro”, digite o número do seu CPF, deixe o campo da senha em branco e clique em “Esqueceu a senha?”. Depois clique no quadro Não sou um robô. Assim sua senha será enviada imediatamente para o e-mail informado no cadastro UNIEDU.



12 – Não recebi a senha no e-mail. Como devo proceder?

Resposta: Você deve ter informado um endereço de email errado, logo deverá enviar um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com o seu CPF e o endereço de email correto que você usa solicitando a alteração do endereço do email no sistema para receber a senha para o seu acesso.



13 - Como faço para alterar a senha que recebi?

Resposta: Para alterar a sua senha acesse o sistema UNIEDU http://bolsasuniedu.sed.sc.gov.br/. Entre no menu “Alterar Cadastro”. Deixe os campos em branco e clique em “Alterar senha”. Preencha os campos na nova janela e clique em “Confirmar”. A nova senha será encaminhada para o e-mail informado no cadastro UNIEDU. Não esqueça de confirmar e guardar sua nova senha para acessos futuros.



14 - No cadastro UNIEDU, qual a diferença entre Independente, Dependente e Dependente participando da formação da renda familiar?

Resposta

  • Independente: quando trabalha e com sua renda paga todas as suas despesas inclusive com moradia;
  • Dependente: quando depende de mesada da sua família;
  • Dependente participando da formação da renda familiar: quando trabalha, possui renda e ajuda nas despesas da casa.


15 - Estou com dificuldades para inserir as informações dos integrantes da família na tela do Grupo Familiar no cadastro UNIEDU.

Resposta: No quadro do Grupo familiar você deve incluir os membros que compõem a sua família (exceto você), morando ou não na mesma casa, mas que dependam da mesma renda bruta já informada no módulo Inscrição/Informações Gerais. Caso tenha utilizado todas as linhas para inserção que estão visíveis na tela, clique em "[[Novo registro]]" para inserção de uma nova linha. Para excluir um membro clique no "x" ao lado esquerdo da coluna "Nº".



 16 - Na relação de profissões, na tela do Grupo Familiar, não encontrei a profissão de membro da minha família?

Resposta: Na falta da ocupação na relação de profissões, selecione a opção “Outros" (observe que a lista está em ordem alfabética).



17 - Sou bolsista e ao atualizar o cadastro preenchi com informações incorretas, como posso alterar as informações no cadastro?

Resposta: Na atualização do cadastro, após a inserção de todos os documentos, seu cadastro fica bloqueado para alteração de informações, pois o preenchimento das informações interfere diretamente no Índice de Carência - IC, que interfere nas condições da bolsa. Portanto, a atualização do cadastro para bolsistas só pode ser feita enquanto não foram inseridos todos os documentos e, antes do último documento ser inserido, o Sistema UNIEDU emite um alerta para o estudante.  

Em caso de dúvidas procure a equipe técnica de sua instituição.



18 - Quero imprimir o comprovante de renovação do UNIEDU, como fazer?

Resposta: Para imprimir seu comprovante de Inscrição (Cadastro UNIEDU) acesse http://bolsasuniedu.sed.sc.gov.br/ e, no menu superior, clique em “Comprovante de Inscrição”. Digite o número do seu CPF e a senha recebida no e-mail informado no cadastro.



19 - Fechei meu recadastro sem inserir os documentos, como faço para inserir os documentos no UNIEDU?

Resposta: Acesse http://bolsasuniedu.sed.sc.gov.br/. No menu superior clique em “Comprovantes”. Preencha os campos do CPF e senha, clique em “Não sou um robô” e “Confirme”. Na nova janela aparecerá os campos com a relação de documentos que deverão ser inseridos. Cada campo comporta um arquivo PDF ou JPG de no máximo, 3MB. Observação: Para os documentos referentes a renda familiar e aos bens do grupo familiar, estes poderão ter até 10MB.



20 - Quando tento inserir os documentos, a página do UNIEDU dá erro. O que fazer?

Resposta: Realizar a inserção dos documentos por meio de celulares ou similares o estudante poderá ter dificuldades. Procure utilizar um computador com boa velocidade de internet. Verifique também o provedor utilizado. O tamanho dos documentos não pode ultrapassar 3MB e deverão estar em um único arquivo PDF ou JPG. Somente os documentos referentes a renda familiar e aos bens do grupo familiar poderão ter tamanho máximo de 10MB. O tamanho do nome dos arquivos também interfere, não devem ser extensos. Caso seja necessário mais de um documento de comprovação eles deverão ser agrupados. Algumas ferramentas gratuitas da internet podem auxiliar, como por exemplo: https://pdfcandy.com/pt/merge-pdf.html ou https://smallpdf.com/pt 



21 - Preciso mudar um documento em “Comprovantes” e não consigo deletar o arquivo.

Resposta: Como cada campo comporta somente um arquivo, a troca é automática. Ao buscar o novo arquivo, o anterior é substituído automaticamente no sistema UNIEDU.



22 - O que significa “Em análise”, “Aceito” e “Rejeitado” no campo dos “Comprovantes?

Resposta: Se referem ao status dos seus documentos:

  • Em análise – significa que a equipe técnica da sua instituição ainda não verificou o documento.
  • Aceito – significa que o documento está correto e que foi aceito pela equipe técnica da sua IES.
  • Rejeitado – significa que o documento postado não foi aceito pela equipe técnica da sua IES e deverá ser modificado.


23 - Que tipos de documentos devo incluir no cadastro UNIEDU para comprovar o que é solicitado?

Resposta: As instituições são responsáveis pela discriminação, em Edital próprio, dos documentos comprobatórios que devem ser inseridos no Sistema UNIEDU para comprovação dos dados informados no cadastro. Na dúvida sobre quais documentos devem ser inseridos no sistema, entre em contato com Equipe Técnica responsável pelas bolsas da sua instituição, pois é ela que analisará os documentos.



24 - Recebi mensagem sobre a confirmação da renovação da minha bolsa, o que devo fazer?

Resposta: Seguindo as orientações da mensagem que você recebeu no e-mail cadastrado, deverá entrar "Sistema UNIEDU - Perfil do Aluno", ir ao menu "Aceite CAFE" e com sua senha e CPF realizar a leitura do Contrato de Assistência Estudantil. Aceitando as clausulas do contrato, confirme, e automaticamente a assinatura é realizada. Após, acesse Recibo Mensal e confirme os recibos devidos.



25 - O que é o CAFE?

Resposta: CAFE é o Contrato de Assistência Financeira Estudantil celebrado entre a Secretaria de Estado da Educação, o estudante selecionado para receber bolsa UNIEDU e a Instituição de Ensino Superior/IES em que o estudante está matriculado(a).



26 - Como faço para realizar a assinatura dos recibos mensais?

Resposta: Entre no Sistema UNIEDU - Perfil do Aluno, acesse o menu "Recibo Mensal" com seu CPF e senha, e clique no botão "Assinar Recibos" no canto superior esquerdo da tela. Com isso, será aberta a tela de "Confirmação Atualização do Cadastro" para que você verifique a necessidade de alterar informações básicas de contato (endereço, telefones, etc). Posteriormente, o recibo é aberto contendo todas as informações pertinentes à sua bolsa (prazo da bolsa, valores de mensalidade e bolsa, percentual concedido, etc). Atenção: Não confirme o recibo caso observe alguma inconsistência nas informações, entre imediatamente em contato com sua IES para verificar a situação.



27 - Já dei aceite no CAFE e assinei os recibos, mas não recebi desconto em minhas mensalidades. O que fazer?

Resposta: Os descontos nas mensalidades não são imediatos às assinaturas realizadas no Sistema UNIEDU, pois dependem de procedimentos realizados pela sua instituição em sistema próprio. Qualquer situação de atraso ou ressarcimento de valores já pagos devem ser tratados diretamente com a Equipe Técnica responsável pelas bolsas de sua instituição. 



28 -  Neste semestre o valor da minha mensalidade é diferente do valor que consta no recibo como também a porcentagem da bolsa. Isso está certo?

Resposta: A bolsa é calculada para o ano todo tendo como referência as informações do primeiro semestre. Aumentar os créditos no segundo semestre implica em aumento de mensalidade. O valor da bolsa só poderá ser modificado se a instituição tiver saldo em caixa que permita aumentar o valor.



29 - Meu recibo está com valor incorreto, o que devo fazer?

Resposta: Não confirme o recibo caso observe alguma inconsistência nas informações e entre imediatamente em contato com a Equipe Técnica responsável pelas bolsas de sua instituição.

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