A GRAMÁTICA FUNCIONAL DA LÍNGUA COMO DISPOSITIVO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Carla Avena Camilotto - Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI - 2014

(DES)CONSTRUÇÕES DO MASCULINO E DO FEMININO NA RELAÇÃO DE MULHERES-MÃES COM SEUS FILHOS E FILHAS
Fabiola Langaro - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - 2011

A ALFABETIZAÇÃO DOS EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: OS DESAFIOS DESTE PROCESSO
Tiago José Teodoro - Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - 2015

A ARTICULAÇÃO ENTRE A LITERATURA INFANTIL E O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Daiane Christ Antloga - Universidade Comunitaria da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ - 2014

A ATIVIDADE DO PROFESSOR E A MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE SÓCIO HISTÓRICA DE SUA ESTRUTURA E CONTEÚDO
Lucas Vieira Lemos - Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC - 2014

A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE FILOSOFIA PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL
José Antunes de Souza Pomiecinski - Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC - 2016

A EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA EM TEMPO INTEGRAL: UM ESTUDO DE DOCUMENTOS E DE AVALIAÇÕES DE UMA POLÍTICA PÚBLICA
Jeanine Roderme - Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC - 2010

A EDUCAÇÃO INFANTIL EM TUBARÃO/SC: UM ESTUDO HISTÓRICO DA EMERGÊNCIA DAS INSTITUIÇÕES COORDENADAS POR CONGREGAÇÕES RELIGIOSAS (1908-1969)
Marlise Medeiros Nunes de Pieri - Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL - 2014

A ESCOLA COMO GUARDIÃ DAS CULTURAS POPULARES INFANTIS: EXPERIÊNCIAS DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA JORGE SCHÜTZ (TURVO – SC)
Daiane Nagel Acordi - Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC - 2014

A EXCLUSÃO INTRAESCOLAR E SUAS RELAÇÕES COM O CURRÍCULO: PERCEPÇÕES A PARTIR DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA
Estelamaris Galiazzi Souza - Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - 2017

A EXPERIÊNCIA DE ADOLESCENTES AUTORES DE ATO INFRACIONAL EM RELAÇÃO À ESCOLA
Maria Izabel de Amorim - Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL - 2011

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM E PARA DIREITOS HUMANOS NA PERSPECTIVA FILOSÓFICA DE EMMANUEL LEVINAS
Adecir Pozzer - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - 2013

A FORMAÇÃO DO SEGUNDO PROFESSOR DE TURMA DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Bárbara Karolina Araújo - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - 2015

A FORMAÇÃO EM ONCOLOGIA E A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS ENFERMEIROS – UM ESTUDO COM EGRESSOS DE UMA UNIVERSIDADE DO SUL CATARINENSE
Kelli Pazeto Della Giustina - Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC - 2015

A FORMAÇÃO HUMANA EM HANNAH ARENDT: UMA POSSIBILIDADE DE EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NA PERSPECTIVA DA PLURALIDADE, SINGULARIDADE E ALTERIDADE
Lucimar de Almeida Melo - Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB - 2015

A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA, O PAPEL DO PROFESSOR E A RELEVÂNCIA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Clarívia Fontana Possamai - Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL - 2014

A GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS: COM A PALAVRA OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Paloma de Camillis Ernest - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - 2017

A GESTÃO ESCOLAR NA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA: INTENCIONALIDADES E TENSIONAMENTOS
Aline Borin - Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - 2017

A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS CAMPOS DE CURITIBANOS
Cristina Maria Agustini Moraes Ehrhardt - Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC - 2012

A IDENTIDADE PEDAGÓGICA E CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA: TERRITÓRIOS DE RECONHECIMENTO E LEGITIMIDADE NO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE
Paulo Fernando Mesquita Junior - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - 2014

A IMPORTÂNCIA E O SENTIDO DE ESTUDAR GENÉTICA PARA ESTUDANTES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM GASPAR (SC)
Graziela dos Santos Barni - Universidade Regional de Blumenau - FURB - 2010

A LEITURA NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Ana Maria Martins Barbosa - Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC - 2015

A OCORRÊNCIA DE AGENTES FÚNGICOS EM ACERVOS EM SUPORTE DE PAPEL ESTUDO DE CASO: ARQUIVO HISTÓRICO DE JOINVILLE
Elisangela da Silva - Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE - 2012

A PEDAGOGIA ANTROPOCÊNTRICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS (1960-1970)
Catia Elaine Alves Constante - Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC - 2014

A PEDAGOGIA E SEU(S) OBJETO(S) DE ESTUDO: MANIFESTAÇÕES NA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DE UM CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DE SANTA CATARINA
Miryan Cruz Debiasi - Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC - 2016

A PERCEPÇÃO AMBIENTAL E A AGROECOLOGIA NO MUNICÍPIO DE SANTA ROSA DE LIMA, SANTA CATARINA
Samyra Orben Herdt - Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL - 2013

A PRODUÇÃO TEXTUAL SOB A ÓTICA DOS POLICIAIS MILITARES DO 9º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR – SC
Ronaldo da Silva Cruz - Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC - 2015

A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE SOB A LUZ DA LEI 12.513 DE 2011 QUE INSTITUI O PRONATEC
Janete Godoi - Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE - 2014

A REVISTA NOVA ESCOLA E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O LIVRO DIDÁTICO
Samira Alessandra Tomio - Universidade Regional de Blumenau - FURB - 2013

A VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO EM SANTA CATARINA E MINAS GERAIS: LIMITES E POSSIBILIDADES
Gilvan Medeiros - Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL - 2014

A VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: DESAFIOS E COMPLEXIDADES
Giovana Benedet - Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL - 2016

ADOLESCÊNCIA E ATO INFRACIONAL: CARTOGRAFIA DE PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DE ADOLESCENTES EM MEDIDA DE LIBERDADE ASSISTIDA
Cristiane Dameda - Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ - 2017

ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DA MODALIDADE EDUCAÇÃO ESPECIAL MATRICULADAS NA REDE REGULAR DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE GRAVATAL
Jacira Amadeu Mendes - Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL - 2014

ALFABETIZAÇÃO E CURRÍCULO: ÊNFASES NAS FORMAÇÕES DE PROFESSORES NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PANAIC)
Anisia Ripplinger de Abreu - Universidade Federal da Franteira Sul - UFFS - 2017

ALTERIDADE E NATALIDADE: UMA POSSÍVEL RESPOSTA AOS DESAFIOS DA EVASÃO ESCOLAR
Paulo Cesar Munhoz Torres - Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - 2017

AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DIÁLOGO POSSÍVEL A PARTIR DAS RELAÇÕES COM A NATUREZA, O AFETO E O CUIDADO
Irene Vonsovicz Zeglin - Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL - 2016

ANÁLISE DA FORMAÇÃO CIDADÃ EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE FRAIBURGO, SC
Rodrigo Regert - Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP - 2017

AS CONTRIBUIÇÕES DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A ESCOLA, A INFÂNCIA E O(S) SENTIDO(S) DE SER CRIANÇA
Daniela Odete de Oliveira - Universidade Regional de Blumenau - FURB - 2014

AS MUDANÇAS DO SISTEMA PRODUTIVO E SUAS INFLUÊNCIAS NA ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA
Clovis da Silva - Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL - 2014

AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICACÃO NA EDUCAÇÃO
Viviani do Nascimento - Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL - 2014

AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE O PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA GESTAR II E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS
Leila Mattos Sombrio - Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE - 2013

AS PERSPECTIVAS DE EMANCIPAÇÃO HUMANA: UMA ANÁLISE DE ESTUDOS CRÍTICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Willian Casagrande Candiotol - Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC - 2010

AS PRÁTICAS DE LEITURA DOS ESTUDANTES DO QUINTO ANO DE DUAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE FORQUILHINHA (SC)
Anilse Maria Picollo Borttolin - Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC - 2012

AS REPRESENTAÇÕES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE A CRIANÇA “COMO SUJEITO DE DIREITOS”
Roseli Iolanda da Cunha - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - 2016

AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NA GESTÃO DOS RISCOS DE DESASTRES: O CASO DO ALERTABLU EM BLUMANAU/SC
Leandro Ludwig - Universidade Regional de Blumenau - FURB - 2017

ATITUDE TRANSDISCIPLINAR NO ENSINO FUNDAMENTAL
Sueli Perazzoli Trindade - Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - 2015

ATLETISMO E DESENVOLVIMENTO HUMANO: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS EM AMBIENTE ESCOLAR
Rodolfo Silva da Rosa - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - 2016

AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E INDICADORES QUALITATIVOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO TÉCNICO: UM ESTUDO NO CURSO TÉCNICO TÊXTIL EM MALHARIA E CONFECÇÃO DO IF-SC – CAMPUS ARARANGUÁ
Angela Maria Kuasne da Silva - Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC - 2012

CARTOGRAFANDO PRÁTICAS DISCURSIVAS SOBRE ESPAÇOS PARA CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Diana Sueli Vasselai Simão - Universidade Regional de Blumenau - FURB - 2016

COMO ANDA A PRÉ-ESCOLA? UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS APÓS A LEI DE AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL (LEI 11.274/06)
Maéle Cardoso Avila - Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE - 2014

COMPREENSÕES DOS GESTORES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA MICROREGIÃO DE BLUMANAU ACERCA DA LEI 11.769/08 E O ENSINO DE MÚSICA NOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO
André Luiz Corrêa de Brito - Universidade Regional de Blumenau - FURB - 2014

COMPROMISSO SOCIAL E DIREITOS DAS UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS: O ENSINO SUPERIOR NA SERRA CATARINENSE
Gregory Palhano Guglielmin - Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC - 2015

CONCEPÇÃO DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR PRESENTE NOS CURSOS DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM AGROPECUÁRIA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE
Rosângela de Amorim Teixeira de Oliveira - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - 2013

CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Antonio José Fernandes Ricardo - Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE - 2016

CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ana Silvia Jacques - Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE - 2013

COTIDIANO ESCOLAR: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DO CUIDADO A PARTIR DAS VOZES DAS CRIANÇAS
Andressa Alano Alves - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - 2016

CRIANÇAS E ADOLESCENTES NAS PÁGINAS DO JORNAL: UMA INFÂNCIA PERIGOSA OU UMA INFÂNCIA EM PERIGO?
Elisangela da Silva Machieski - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - 2013

CULTURA ESCOLAR E A LIGA DA BONDADE NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO SUL DE SANTA CATARINA (1953-1970)
Mariane Rocha Niehues - Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC - 2014

DA BANALIDADE DO MAL À BANALIZAÇÃO DA PEDAGOGIA: UM ESTUDO DAS VIOLÊNCIAS NAS RELAÇÕES ESCOLARES DE FLORIANÓPOLIS
Julia Siqueira da Rocha - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - 2010

DA BUSCA DE POPULARIDADE ÀS PRÁTICAS DE BULLYING: CRIANÇAS E PRODUÇÃO DE SENTIDOS A PARTIR DE ARTEFATOS MIDIÁTICOS
Patrícia Bieging - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - 2011

DA VIDA DAS ESCOLAS RURAIS ISOLADAS A UMA ESCOLA ISOLADA DA VIDA RURAL: APRENDIZAGENS DO PROCESSO DE NUCLEAÇÃO EM SANTA ROSA DE LIMA
Siuzete Vandresen Baumann - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - 2012

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E ECONOMIA VERDE: CONCRETUDE DO SISTEMA DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS NOS MUNICÍPIOS DE SÃO BENTO DO SUL, BALNEÁRIO CAMBORIÚ E CAMBORIÚ
Ana Lucia Bittencourt - Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI - 2013

DIREITO À EDUCAÇÃO OU DIREITO À CRECHE: O QUE FUNDAMENTA O ATENDIMENTO À CRIANÇA DE 0 A 3 ANOS NA REGIÃO DA AMUNESC?
Julcimara Trentini - Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE - 2016

DISCURSOS SOBRE ENSINO BILÍNGUE EM CONTEXTO INTERCULTURAL: AS VOZES DAS FAMÍLIAS
Viviane Beckert Spiess - Universidade Regional de Blumenau - FURB - 2014

DIVERSIDADE CULTURAL NO CURRÍCULO ESCOLAR: ESTUDO REALIZADO EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE OURO VERDE – SC
Fernanda Bittencourte Bueno Mendes - Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - 2014

DIVERSIDADE SÓCIOECONÔMICA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO DE CASO NA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC TUBARÃO – SANTA CATARINA
Joice Rodrigues Modolon - Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL - 2015

DO ENSINO MÉDIO À EDUCAÇÃO SUPERIOR: CAMINHOS E DESCAMINHOS DE ALUNOS EGRESSOS DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SÃO JOÃO BATISTA, SC, 2009 a 2012
Paulo César de Carvalho Jacó - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - 2014

DOS BAILES DE OUTRORA À FESTA DA TAINHA: SIGNIFICADOS E PRINCÍPIOS EDUCATIVOS DAS FESTAS NO QUILOMBO ALDEIA
Ana Lucia Sant'Anna Farias - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - 2013

EDUCACAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO COM OS PROFISSIONAIS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA JORGE LACERDA – FLOR DO SERTÃO – SC
Eliane Gatto - Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI - 2013

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JORGE BIF, DE SIDERÓPOLIS, SC
Miriam Conceicao Martins - Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC - 2009

EDUCAÇÃO EM LÍNGUA MATERNA DE QUEM? O DESCENDENTE EUROPEU EM ORLEANS (SC) NO CONTEXTO DA POLÍTICA NACIONALISTA DE VARGAS (1930)
Andréa Andrade Alves - Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC - 2015

EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REFLEXÃO ACERCA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE
Ana Paula Macan Damiani - Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC - 2012

EDUCAÇÃO INFORMAL E SEGURANÇA PÚBLICA: REFLEXÕES ACERCA DAS OSSIBILIDADES EDUCATIVAS DE SITUAÇÕES COTIDIANAS
Peterson do Livramento - Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL - 2011

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: A FORMAÇÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE EM SANTA CECÍLIA E SÃO CRISTÓVÃO DO SUL – SC
Cássia Aparecida Fogaça - Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC - 2011

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE ADAPTAÇÃO CURRICULAR EM ESCOLAS INCLUSIVAS
Veridiane Moreira - Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI - 2011

ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E O DIREITO À INFÂNCIA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA (1988-2014)
Cris Regina Gambeta Junckes - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - 2015

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EJA: UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS DA REGIÃO SUL
Naira Fabiéli Kuhn - Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - 2017

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA DO IF-SC – CAMPUS ARARANGUÁ
Edice Cechinel - Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC - 2012

FORMAR UM NOVO SUJEITO: EDUCAÇÃO TÉCNICA E COOPERATIVA NA COOPERALFA ( 1977-1996)
Elisandra Forneck - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - 2015

GENEALOGIA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A DISCIPLINARIZAÇÃO DOS CORPOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICA DE URUBICI (SC)
Deivid Beckhauser Gaspar - Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC - 2014

HERMENÊUTICA E ENSINO JURÍDICO: ANOTAÇÕES A PARTIR DO PENSAMENTO DE HANS-GEORG GADAMER
Cledemilson dos Santos - Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC - 2014

INCENTIVOS FISCAIS, ACUMULAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DESIGUAL EM SANTA CATARINA
Juliano Giassi Goulart - Universidade Regional de Blumenau - FURB - 2014

INDICAÇÃO GEOGRÁFICA E PATRIMÔNIO CULTURAL SOB A ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: O CASO DO VALE DOS VINHEDOS
Siloá Haynosz Merkle - Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE - 2015

MÍDIAS ELETRÔNICAS NA EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA FILOSOFIA DA TECNOLOGIA
Jean Carlos Morell - Universidade Regional de Blumenau - FURB - 2014

O ACESSO DE CRIANÇAS DE ZERO A SEIS ANOS À EDUCAÇÃO INFANTIL DE FLORIANÓPOLIS: UMA ANÁLISE SÓCIODEMOGRÁFICA DE CRIANÇAS EM “LISTA DE ESPERA”
João Dimas Nazário - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - 2011

O ASSISTENTE TÉCNICO-PEDAGÓGICO: ATRIBUIÇÕES LEGAIS E PRÁTICA PROFISSIONAL
Shirlei de Souza Corrêa - Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI - 2013

O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA SALA COMUM
Andreia Heiderscheidt Fuck - Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE - 2014

O CAPITAL SOCIAL E OS RESULTADOS DO IDEB: UM ESTUDO DE CASO NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DA 26ª GERED
Rodnei Oliveira de Lima Camara - Universidade do Contestado - UnC - 2015

O CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SANTA CATARINA
Vânia Vitorio - Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC - 2013

O ENSINO DO CONCEITO DE NÚMERO: OBJETIVAÇÕES NAS PROPOSIÇÕES DAVYDOVIANAS E FORMALISTA MODERNA
Marlene Beckhauser de Souza - Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC - 2013

O FENÔMENO FRACASSO ESCOLAR NAS ESCOLAS DE ENSINO FUMDAMENTAL DE SC: UM ESTUDO COMPARATIVO A PARTIR DOS DADOS DA PROVA BRASIL 2007 E 2013
Marcos Rogério dos Santos - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - 2015

O HABITUS DO PROFESSOR ADMINISTRADOR: UM ESTUDO NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DA REGIÃO CARBONÍFERA
Rovânio Bussolo - Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC - 2013

O LETRAMENTO NA VOZ DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES
Denise Pollnow Heinz - Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE - 2013

O LIVRO DIDÁTICO E A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO
Fabiana Henrique - Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI - 2011

O MOVIMENTO DE MULHERES CAMPONESAS E A POLÍTICA DE SAÚDE DAS POPULAÇÕES DO CAMPO, DA FLORESTA E DAS ÁGUAS
Andressa Bertoncello Valandro - Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ - 2017

O MOVIMENTO DO CONCEITO DE COLISÃO PROPOSTO NO CADERNO PEDAGÓGICO DE FÍSICA PUBLICADO PELA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA
Cléder Schulter - Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL - 2014

O PARAÍSO DAS CRIANÇAS NA CIDADE DOS PRÍNCIPES: A POLIFONIA URBANA REVELADA EM IMAGENS FOTOGRÁFICAS
Gisele Schwebe - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - 2010

O PERFIL DO BOLSISTA PROUNI DA UNESC: ENTRE OS LIMITES E AS POSSIBILIDADES DO ENSINO SUPERIOR
Lutiele da Silva Ghelere - Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC - 2014

O PROCESSO DE ENSINAR E DE APRENDER NOS DIZERES DO ACADÊMICO E DAS ACADÊMICAS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
Zilma Mônica Sansão Bevenutti - Universidade Regional de Blumenau - FURB - 2011

O PROCESSO DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE ÁREAS PÚBLICAS INVADIDAS COMO GARANTIA DO ACESSO À MORADIA
Mara Lalana - Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ - 2015

O TRABALHO DOCENTE NO ENSINO MÉDIO E A ADOÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: LIMITES E POSSIBILIDADES DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Vanessa Isabel Cataneo - Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL - 2012

O TRABALHO DOCENTE NO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS CATARINENSES: ENTRE O DISCURSO OFICIAL E A MATERIALIDADE
Daniela Maria Schmitz - Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL - 2011

O YOUTUBE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE FÍSICA
Nelito José Kamers - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - 2013

OS CORPOS E OS PROCESSOS DE DOCILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO: UMA LEITURA FOUCAULTIANA
Vanderlei Silva Mendes - Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC - 2014

OS LETRAMENTOS DIGITAIS EM UM CONTEXTO RURAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE MASSARANDUBA, SANTA CATARINA
Laércio Rodolfo Guczak - Universidade Regional de Blumenau - FURB - 2011

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PRÁTICA ALFABETIZADORA COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
Elci Schroeder Lucachinski - Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ - 2015

PARCERIAS E RESPONSIVIDADE FOMENTADAS POR UMA REDE DE INFORMAÇÕES: ANÁLISE DOS ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E DAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL QUE ATUAM NOS TERRITÓRIOS DO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ – FLORIANÓPOLIS/SC
Willian Carlos Narzetti - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - 2014

PEDAGOGOS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A RELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL E A PRÁTICA DOCENTE
Liliane Montibeller - Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI - 2015

PERCEPÇÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DE HISTÓRIAS DE PROFESSORES RESIDENTES NAS IMEDIAÇÕES DO RIO MORTO – TUBARÃO – SANTA CATARINA.
Rafael Nunes Braga - Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL - 2011

PERCEPÇÕES DA RELAÇÃO DE PROXIMIDADE E DISTANCIMENTO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL ESCOLARIDADE E IMPACTOS NA FORMAÇÃO
Cassiane Knebel - Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - 2015

PERCURSOS DE ESCOLARIZAÇÃO DE ACADÊMICOS SURDOS NO ENSINO SUPERIOR
Jaqueline Reni Loss - Universidade Comunitaria da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ - 2015

PERFIL COGNITIVO DOS PROFESSORES DE ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E AS PRÁTICAS DOCENTES: CONEXÕES, DESCONEXÕES E DESAFIOS
Elizane Schiessl - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - 2017

PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFSC: DA TRADIÇÃO TÉCNICA AO DISCURSO EMANCIPATÓRIO
Maria Leda Costa Silveira - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - 2013

PERSPECTIVAS DE PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NO PROCESSO DE GESTÃO DA ESCOLA: UMA VISÃO A PARTIR DA COMUNIDADE ESCOLAR
Daiana Silveira Colombo Dieter - Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC - 2015

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA INTERATIVO: EXPRESSÃO DA NOVA GESTÃO PÚBLICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Fabrício Zimmermann Souza - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - 2015

POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO: INTENSIFICAÇÃO E AUTOINTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE
Natali Maria Serafim - Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL - 2012

POLÍTICAS PÚBLICAS DE CURRÍCULO E RELAÇÕES DE GÊNERO: CONTRIBUTOS PARA A FORMAÇÃO E O EMPODERAMENTO DA MULHER/MENINA
Franciéli Arlt Lopes - Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI - 2017

POSSIBILIDADES E LIMITES DE EMANCIPAÇÃO FEMININA A PARTIR DAS ANÁLISES DAS DISSOLUÇÕES FAMILIARES EM SANTA CATARINA NO PERÍODO DE 1980 E 2010
Danielly Burguezan - Universidade do Contestado - UNC - 2015

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DA SALA DE APOIO PEDAGÓGICO
Rafael Scheunemann - Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE - 2013

PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA VIVENCIADOS POR LICENCIADOS DE PEDAGOGIA EM SUA TRAJETÓRIA EDUCACIONAL
Kasselandra Mattos Soares - Universidade Regional de Blumenau - FURB - 2014

PROCESSOS HISTÓRICOS DO CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL – IFSC: IMPACTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Laurinda Ines Souza de Moraes - Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE - 2014

PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL (PETI): ALGUMAS IMPLICAÇÕES NA VIDA DAS CRIANÇAS, ADOLESCENTES E SUAS FAMÍLIAS
Tiago Ramos - Universidade Comunitaria da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ - 2014

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES (DE ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO): UM ESTUDO A PARTIR DAS VOZES DOS EDUCADORES DO IF CATARINENSE – CAMPUS RIO DO SUL
Andressa Graziele Brandt - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - 2014

PROPOSIÇÕES PARA O ENSINO DA TABUADA COM BASE NAS LÓGICAS FORMAL E DIALÉTICA
Edséia Suethe Faust Hobold - Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL - 2014

RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA NA EJA: ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS FAMILIARES E TRAJETÓRIAS ESCOLARES EM CAMADAS POPULARES
Gilberto Valdemiro Poncio - Universidade Regional de Blumenau - FURB - 2010

SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS QUE ATUAM NO PROEJA DE SANTA CATARINA
Karine dos Santos Coelho - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - 2012

SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM FLORIANÓPOLIS (SC)
Cláudio Roberto Antunes Scherer Júnior - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - 2017

SABERES LOCAIS E ESCOLA: ENTRE OLHARES, DIÁLOGOS E ENCANTOS
Elaine Machado Silveira - Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL - 2014

SABERES VIVENCIAIS DE IDOSOS FRENTE SUA EXPERIÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR DE UMA ÁREA RURAL
Flavia Peruzzo Schwabenland - Universidade Regional de Blumenau - FURB - 2013

SENTIDOS DA PROVA BRASIL NA VOZ DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Marina Luciani Garcia - Universidade Regional de Blumenau - FURB - 2014

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDE (TI VERDE), UMA ABORDAGEM
Jonas de Medeiros - Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE - 2014

TECNOLOGIA EM EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A “APLICABILIDADE” DA INFORMÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Luciane de Oliveira Silva - Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC - 2013

TEMPOS, MEMÓRIAS: NARRATIVAS DA VIDA DE OTÍLIA DÉLCI CANELLA
Maria Dolores Denski - Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC - 2011

TRABALHO E SAÚDE DAS/OS PROFISSIONAIS DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (SUAS): UM ESTUDO DA PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA NA REGIÃO DA AMOSC
Daniela Fernanda Schott - Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ - 2017

UM ENCONTRO SOCIOCULTURAL EM CONTEXTO MIGRATÓRIO: OS SENTIDOS DA DIVERSIDADE CULTURAL EM ESCOLA PÚBLICA DE BRUSQUE, SANTA CATARINA (SC)
Graziela Maffezzolli - Universidade Regional de Blumenau - FURB - 2015

UM ESTUDO DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E GESTORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL SOBRE O PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ALIMENTAR – AMBIAL
Alessandro Pereira - Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI - 2013

UM ESTUDO OBSERVACIONAL SOBRE AS INTERAÇÕES DE CRIANÇAS/ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO REGULAR
Francine Cristine Garghetti - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - 2012

UMA CARTOGRAFIA DA ESTÉTICA (IN)VISÍVEL EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Rosemari Formento Bonickoski - Universidade Regional de Blumenau - FURB - 2016

UMA DISCUSSÃO SOBRE PAISAGEM CULTURAL EM JOINVILLE/SC
Eliziane Meurer Boing - Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE - 2013

VIVÊNCIAS PERCEPTIVAS COM A INFÂNCIA NOS ESPAÇOS DA ESCOLA E DO MUSEU – UMA EXPERIÊNCIA
Karinna Alves Cargnin - Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE - 2016

“A EJA EM MINHA VIDA” TRAJETÓRIAS SOCIAIS DE EGRESSOS/AS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE PALHOÇA (SC) 2004 – 2007
Rosane Nienchoter - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - 2012

“PRÁTICA”: UMA LEITURA HISTÓRICO-CRÍTICA E PROPOSIÇÕES DAVYDOVIANAS PARA O CONCEITO DE MULTIPLICAÇÃO
Silvana Citadin Madeira - Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC - 2012

“SÃO NOSSAS RAÍZES, É MAIS UMA LÍNGUA NOSSA, A LÍNGUA MÃE”: REPRESENTAÇÕES SOBRE A LÍNGUA ITALIANA EM UM CONTEXTO INTERCULTURAL
Deise Stolf Krieser - Universidade Regional de Blumenau - FURB - 2015

“TODO O APOIO QUE O PROFESSOR RECEBE DE FORA É BEM VINDO”: SALAS DE APOIO PEDAGÓGICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO TRABALHO DOCENTE
Mariana Datria Schulze - Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE - 2012

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: Site Padrão Catarinense | Acesso restrito